Bossa Nova Acoustic Play Alongs

Novo Projeto | Bossa Nova Play-Alongs

Novo Projeto | Bossa Nova Play-Alongs

Chega de Saudade (Antônio Carlos Jobim, Vinicius de Moraes)

Ramiro Pinheiro: Violão
Alice Van den Bogaert: Flauta

Pablo Giménez: Áudio
Waldemar Ramos: Vídeo

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Bom dia amigos!

Ainda no ritmo de retomar as atividades pós quarentena, estamos lançando esta semana esse novo projeto de gravar “Play-Alongs” de clássicos da Bossa Nova – Um play along é basicamente uma gravação de uma música sem a trilha de um determinado instrumento, no nosso caso a flauta, ou seja, é a mesma música, tocada e cantada da mesma maneira só que não temos o som da flauta.

Estas versões servem para você tocar junto com a música, estudar, e como a maioria dos músicos utiliza, para gravar Covers, versões próprias tocando apenas a melodia de uma música.

Para preparar o primeiro “play-along” de lançamento, com a música “Chega de Saudade”, lançamos também um vídeo tocando a música a duo com minha companheira e flautista Alice Van den Bogaert que vocês podem conferir no YouTube.

Para quem tiver curiosidade de conhecer o projeto, deixo o link da nossa página no Patreon (english only, my friends):

Bossa Nova Acoustic Play-Alongs

O Patreon é uma plataforma de financiamento coletivo artístico, também conhecido como crowdfunding, que consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa. A diferença para plataformas como a “Catarse” no Brasil é que o Patreon é mais focada em projetos de longa duração.

Se vocês gostarem do projeto, considerem um apoio no Patreon para que possamos continuar oferecendo esse material no futuro!

Um abraço a todos!

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“Que a canção “Chega de saudade” inaugurou a ‘Bossa nova’, nos idos de 1958, quase todo mundo sabe. Que a música popular brasileira nunca mais foi a mesma depois que João Gilberto gravou essa música, embora a primeira gravação fosse de Elizeth Cardoso, ao som do violão do próprio João Gilberto, também é fato notório. Mas vejamos aqui o depoimento de Vinícius de Moraes, na coletânea de artigos “Samba Falado” (Rio de Janeiro, Beco do Azougue, 2008), quando ele diz como a canção “Chega de Saudade” foi composta.

Nesse mesmo ano de 1956, Tom, depois de preparada a partitura da minha peça “Orfeu da Conceição”, resolveu ir descansar em ‘Poço Fundo’, lá para os lados de Itaipava, onde seu pai tem um sítio. Quatro sambas (os nossos primeiros) haviam saído dessa safra, todos para o “Orfeu”. “Se todos fossem Iguais a você”, “Lamento no morro”, “Mulher, sempre mulher” e “Um nome de mulher”. Minha valsa “Eurídice” seria usada como o tema da mulher amada. Tudo andava sobre rodinha e eu, uma vez escolhido o diretor e os atores, achei-me com direito de ter uma angina de garganta, que me bateu na cama.

Foi no meio dessa angina que Tom, um dia, de volta da montanha, chegou à minha casa, na Rua Henrique Drummond, sentou-se ao meu lado e, depois de um papo manso, pegou meu violão e pôs-se a tocar um sambinha que logo alertou o ouvido.

– Você gosta? – perguntou-me ele ao terminar.
– Faz de novo.

Tom repetiu-o umas dez vezes. Era uma graça total, com um tecido melancólico e plangente, e bastante “chorinho lento” no seu espírito. Eu fiquei de saída com a melodia no ouvido, e vivia a cantarolá-la dentro de casa, à espera de uma deixa para a poesia.

Aquilo sim, me parecia uma música inteiramente nova, original: inteiramente diversa de tudo que viera antes dela, mas tão brasileira quanto qualquer choro de Pixinguinha ou samba de Cartola. Um samba todo em voltas, onde cada compasso era uma nota de amor, cada nota uma saudade de alguém longe.

Mas a letra não vinha. De vez em quando eu me sentava à minha mesa, diante da janela que dava para o Country (hoje a casa foi, é claro, transformada em mais um prédio de apartamentos…), e tentava. Mas o negócio não vinha. Acho que em toda a minha vida de letrista nunca levei uma surra assim. Fiz dez, vinte tentativas.

Houve uma ocasião em que dei o samba como pronto, à exceção de dois versos finais da primeira parte, que eu sabia quais eram, mas que não havia maneira de se encaixarem na música, numa relação de sílaba com sílaba. Eu já estava ficando furioso, pois Tom, embora não me telefonasse reclamando nada, estava esperando pelo resultado.

Uma manhã, depois da praia, subitamente a resolução chegou. Fiquei tão contente que cheguei a dar um berro de alegria, para grande susto de minhas duas filhinhas. Cantei e recantei o samba, prestando atenção a cada detalhe, a cor das palavras em correspondência à da música, à acentuação das tônicas, aos problemas de respiração dentro dos versos, a tudo. Queria depois dos sambas do “Orfeu”, apresentar ao meu parceiro uma letra digna de sua nova música: pois eu realmente a sentia nova, caminhando numa direção a que não saberia dar nome ainda, mas cujo nome já estava implícito na criação. Era realmente a bossa nova que nascia, a pedir apenas, na sua interpretação, a divisão que João Gilberto descobriria logo depois.

Intitulei-o “Chega de saudade” recorrendo a um de seus versos. Telefonei para Tom e dei um pulo a seu apartamento. O jovem maestro sentou-se ao piano e eu cantei-lhe o samba duas ou três vezes, sem que ele dissesse nada. Depois, vi-o pegar o papel, colocá-lo sobre a estante do piano e cantá-lo ele próprio. E em breve chamar sua mulher em tom vibrante:

– Teresa!

O resto sabemos… a música brasileira jamais foi a mesma depois de “Chega de saudade”.

(Vinícius de Moraes)

Extraído de http://www.eternasmusicas.com

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